Programa do Curso

19/09/2012 09:21

 

Disciplina:  DIÁLOGOS BRASIL, PORTUGAL E ÁFRICA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS.

Docente: PROFA. Dra. MARIA ZILDA DA CUNHA

PROPOSTA DE CRONOGRAMA

 

Aula 1 – 16/08/2012 

Apresentação da disciplina

Palestra: autor convidado Dr. José Jorge Letria

 

Aula 2 -  23/08/2012

Saramago em tela: A ficção de Saramago revisitada: Embargo.

O sistema e macrossistema literário

 CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 7.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. 2 vols. “Introdução” e “Um instrumento de descoberta e interpretação”.

ABDALA JR., Benjamin. De vôos e ilhas: “literatura e comunitarismos”. São Paulo: Ateliê, 2003.

 

AULA 3 – 30/08/2012

Convite à navegação, uma conversa sobre literatura infantil e juvenil portuguesa.

Autor convidado: Profa Dra. Susana Ventura

Fundamentos da literatura comparada 

Textos para leitura comparatista – Ondjaki e Manuel de Barros

Referências bibliográficas:

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 1986.

CARVALHAL, Tânia Franco. O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo:

CIONARESCU, A. Princípios de Literatura Comparada. Tenerife, Universidad de la Laguna, 1964.

COUTINHO, E. F. & CARVALHAL, T. F. (orgs.) Literatura Comparada: Textos Fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

NITRINI, Sandra Margarida. Literatura comparada: história, teoria e crítica. São Paulo: EDUSP, 1997.

 

Aula 4 – 13/09/2012

A perspectiva dos Estudos Comparados de Literaturas de língua portuguesa –

Referências bibliográficas

ABDALA JR., Benjamin. De vôos e ilhas: “literatura e comunitarismos”. São Paulo: Ateliê, 2003.

ABDALA JR, Benjamin.  Fronteiras múltiplas, identidades plurais: um ensaio sobre mestiçagem e hibridismo cultural. São Paulo: Senac, 2002.

_________________.  Literatura, História e Política. São Paulo: Ateliê, 2007.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 7.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. 2 vols. “Introdução” e “Um instrumento de descoberta e interpretação”.

TRIGO, Salvato. Ensaios de literatura comparada afro-luso-brasileira. Lisboa: Vega, s.d. “Da urgência do comparativismo nos estudos literários luso-afro-brasileiros.”

 Palestra especialista convidado  Prof. Dr. Benjamin Abdala Jr.

 

Aula 5 – 20/09/2012

Fundamentos do pós-colonialismo/ a construção da nacionalidade –

Referências bibliográficas

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BOSI, A. Dialética da colonização. 4.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

FANON, Franz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. “Da violência”

HAMILTON, Russell G. Literatura africana, literatura necessária. 2 vols. Lisboa: Edições 70, [1981]. “O discurso narrativo e o compromisso social.”

LEITE, Ana Mafalda. Literaturas africanas e formulações pós-coloniais. Lisboa: Colibri, 2003. “Literaturas africanas e pós-colonialismo”.

MBEMBE, Achille. On the postcolony. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 2001.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo:  Companhia de Bolso, 2007.

Especialista convidado: Profa Dra. Fabiana B. Carelli.

 

Aula 6:  27/09/2012

Breve panorama histórico da literatura infantil do ocidente  21-09

COELHO, Nelly Novaes – Panorama histórico da Literatura Infantil – Juvenil. São Paulo, Ática, 1991. 

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia Letras, 1990. CANDIDO, Antonio.  Literatura e vida social. in: Literatura e Sociedade. 

PROPP, W.  Morfologia do conto maravilhoso.  São Paulo, Martins Fontes. 1997.

________. Raízes históricas do conto maravilhoso.   São Paulo, Martins Fontes. 1997

1º Seminário

Da oralitura à literatura -  Brasil, Portugal, África de Língua Portuguesa.

Contos populares de Angola (Héli Chateain) - Contos populares de Moçambique – Contos tradicionais portugueses (Teófilo Braga) / Contos populares no Brasil – (Câmara Cascudo)

Referências bibliográficas:

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CARELLI, Fabiana Buitor. Ruína e construção: oralidade e escritura em João Guimarães Rosa e José Luandino Vieira. Tese de doutoramento. São Paulo: FFLCH/USP, 2003.

ONG, W.  Oralidade e Cultura escrita. São Paulo. Papirus.

ZUMTHOR, P.  A letra e a voz.

 

AULA 7 – 04/10/2012

 

A formação da Literatura para crianças e jovens em África de Língua Portuguesa  Breve quadro: Angola / Moçambique/ Cabo Verde

 

Aula 8 - 18/10/2012

 

Literatura afro-brasileira

1. Palestra: autora convidada: Heloisa Pires de Lima

 

Aula 9 – 25/10/2012

 Relações étnico-raciais na literatura infantil e juvenil.

2º Seminário relações étnico-raciais na literatura infantil e juvenil e a formação do leitor literário

3º Seminário: A diversidade cultural e a formação do leitor literário.

 

 

Aula10 - 08/11/2012

Possíveis Diálogos: 1.- Filme – Na cidade vazia / Aventura de Ngunga 25-10

Intertextualidade - Utopia e distopia

Referências bibliográficas

BAKHTIN, Mickail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.  

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 7.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. 2 vols. “Introdução” e “Um instrumento de descoberta e interpretação”.

MATA, Inocência.  Narrando a nação: da retórica anticolonial à escrita da história. In: Lendo Angola.Porto: Edições Afrontamento, 2008. 

LEÃO, Leão Vaz (org.) Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Puc /Minas. 2003.

 

AULA 11 -29/11/2012

Contatos e ressonâncias Distopia e a língua de brincar

Referencias Bibliográficas

MATA, Inocência.  Narrando a nação: da retórica anticolonial à escrita da história. In: Lendo Angola.Porto: Edições Afrontamento, 2008. 

LEÃO, Leão Vaz (org.) Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Puc /Minas. 2003.

 

 AULA 12 – 06/12/2012

- Devolutiva dos trabalhos realizados, orientação sobre a monografia.

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