Atividades propostas para serem desenvolvidas durante o curso

19/09/2012 09:20

 

Atividades propostas para serem realizadas durante o curso (no mínimo duas)

 

1.    Filme: Língua: vidas em português - quais perspectivas o filme nos abre para trabalhar com a literatura comparada?

2.    Atividade em grupo: leitura de uma obra literária com base em dois teóricos indicados na bibliografia teórico-crítica. (Entregar por escrito)

3.    Leitura comparatista das obras:

a)    O filho do vento de Rogério de Andrade e o Filho do vento de Agualusa

b)    O homem que não podia olhar para trás de Nelson Saute (com a narrativa mítica).

c)    As mãos dos Pretos de Bernardo Honwana. (com o mito)

4.    Propor um plano de aula, comentando a lei nº 10.639//03, e apresentar a leitura analítica de duas obras de literatura infantil e juvenil africana de língua portuguesa.

  1. Pesquisa –

Problematizar e refletir sobre a publicação e a circulação mercadológica de livros de recepção infantil que trazem a temática da cultura africana e afro-brasileira, em especial, pela demanda promovida pela Lei nº 10.639//03. Desse modo, verificar como a literatura infantil e juvenil vem contemplando essa temática. Para tanto, deve-se selecionar cinco ou seis catálogos editorias brasileiros referentes aos anos de 2010 a 2012. A partir desse mapeamento, tecer considerações sobre essa produção, levantando aspectos que contribuem, ou não, para a construção de práticas antirracistas, ou não, em um país com características pluriétnicas. Além do mais, que contribuam, ou não, com a formação de um leitor literário.

6.    Resenhas de obras teóricas e de obras de literatura infantil e juvenil de Portugal e de África de língua portuguesa. Material a ser colocado no site.

 

OBS – A monografia final pode ser realizada a partir de qualquer das atividades realizadas, incluindo os seminários apresentados, lembrando que a monografia apenas requer maior aprofundamento do assunto.