FILME: LÍNGUA – VIDAS EM PORTUGUÊS

17/10/2012 21:10

por   Claudette Ulisses Teixeira

                

 

                Documentário filmado em seis países (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, França e Japão) Língua – vidas em português - conta com depoimentos de pessoas ilustres como os de José Saramago, Mia Couto, Martins da Vila, Madredeus e João Ubaldo Ribeiro, entre outros.

                Ao longo do filme há uma emersão na história da Língua Portuguesa e sua constância entre costumes de vários países, o seu manifestar no cotidiano de personagens ilustres e anônimas em quatro continentes. Em cada um deles, a língua portuguesa conectou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e as paisagens. Foi reinventada centenas de vezes, e alimentada por levas consecutivas de colonização, de imigrantes e seus descentes. Essa história se classifica em três períodos: A Pré- História: Vai só século V ao século IX (mistura do Latim vulgar com falantes locais). O dialeto que originou a Língua portuguesa era o Latim, os romanos exigiam que o Latim fosse de uso obrigatório. O período do português arcaico e período do português moderno. A língua portuguesa é atualmente a mais falada no mundo, com mais de duzentos milhões de falantes. A comunidade lusófona é constituída no cotidiano desses países. O primeiro texto escrito em nossa língua foi à poesia “Cantiga da Ribeirinha” Partindo desse princípio, percebemos que os ambientes sociais e geográficos influenciam na forma de falar e a cada dia a Língua Portuguesa vem se transformando cada vez mais e novas expressões estão surgindo. Cada novidade na palavra resulta em uma nova possibilidade de se expressar, de comunicar-se com os outros, interagir, como cita Saramago.

                O documentário nos mostra que cada lugar adotou o idioma nativo de Portugal, país colonizador da maioria deles, conforme suas crenças, valores, sua cultura e seus costumes. O Português foi introduzido no cotidiano desses povos, mas nem todos falam a língua do mesmo jeito.
                Sendo assim, esse documentário também tenta mostrar culturas tão diferentes e de realidades tão distantes unidas por uma língua oficial. Com a globalização, o uso da Internet, as transações comerciais e o crescente interesse do mundo pela América Latina, o estudo da Língua Portuguesa em outros países vem aumentando ultimamente.

 

 

Dados técnicos:

Título Original: Língua Vidas em Português

·         País de Origem: Brasil / Portugal

·         Áudio: Português

·         Legendas: Português, Inglês.

·         Gênero: Documentário

·         Tempo de Duração: 105 minutos

·         Ano de Lançamento: 2002

·         Estúdio/Distrib.: Paris Filmes - LK-Tel

·         Roteiro: Ulysses Nadriz e Victor Lopes

·         Produção: Renato Pereira e Suely Weller

·         Direção de Produção: Rômulo Marinho

·         Rodrigo Lamounier

·         Érika Coelho

·         Luciana Soares

·         Fotografia: Paulo Violeta

·         Som Direto: Paulo Ricard Nunes

·         Assistente de Direção: Julia Moraes

·         Montagem: Piu Gomes

·         Pedro Bronz

·         Um filme de Victor Lopes com:José Saramago, Martinho da Vila, João Ubaldo Ribeiro. Madredeus e Mia Couto.                                                                             Direção: Victor Lopes