Programa do Curso
19/09/2012 09:21
Disciplina: DIÁLOGOS BRASIL, PORTUGAL E ÁFRICA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS.
Docente: PROFA. Dra. MARIA ZILDA DA CUNHA
PROPOSTA DE CRONOGRAMA
Aula 1 – 16/08/2012
Apresentação da disciplina
Palestra: autor convidado Dr. José Jorge Letria
Aula 2 - 23/08/2012
Saramago em tela: A ficção de Saramago revisitada: Embargo.
O sistema e macrossistema literário
CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 7.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. 2 vols. “Introdução” e “Um instrumento de descoberta e interpretação”.
ABDALA JR., Benjamin. De vôos e ilhas: “literatura e comunitarismos”. São Paulo: Ateliê, 2003.
AULA 3 – 30/08/2012
Convite à navegação, uma conversa sobre literatura infantil e juvenil portuguesa.
Autor convidado: Profa Dra. Susana Ventura
Fundamentos da literatura comparada
Textos para leitura comparatista – Ondjaki e Manuel de Barros
Referências bibliográficas:
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 1986.
CARVALHAL, Tânia Franco. O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo:
CIONARESCU, A. Princípios de Literatura Comparada. Tenerife, Universidad de la Laguna, 1964.
COUTINHO, E. F. & CARVALHAL, T. F. (orgs.) Literatura Comparada: Textos Fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
NITRINI, Sandra Margarida. Literatura comparada: história, teoria e crítica. São Paulo: EDUSP, 1997.
Aula 4 – 13/09/2012
A perspectiva dos Estudos Comparados de Literaturas de língua portuguesa –
Referências bibliográficas
ABDALA JR., Benjamin. De vôos e ilhas: “literatura e comunitarismos”. São Paulo: Ateliê, 2003.
ABDALA JR, Benjamin. Fronteiras múltiplas, identidades plurais: um ensaio sobre mestiçagem e hibridismo cultural. São Paulo: Senac, 2002.
_________________. Literatura, História e Política. São Paulo: Ateliê, 2007.
CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 7.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. 2 vols. “Introdução” e “Um instrumento de descoberta e interpretação”.
TRIGO, Salvato. Ensaios de literatura comparada afro-luso-brasileira. Lisboa: Vega, s.d. “Da urgência do comparativismo nos estudos literários luso-afro-brasileiros.”
Palestra especialista convidado Prof. Dr. Benjamin Abdala Jr.
Aula 5 – 20/09/2012
Fundamentos do pós-colonialismo/ a construção da nacionalidade –
Referências bibliográficas
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
BOSI, A. Dialética da colonização. 4.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
FANON, Franz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. “Da violência”
HAMILTON, Russell G. Literatura africana, literatura necessária. 2 vols. Lisboa: Edições 70, [1981]. “O discurso narrativo e o compromisso social.”
LEITE, Ana Mafalda. Literaturas africanas e formulações pós-coloniais. Lisboa: Colibri, 2003. “Literaturas africanas e pós-colonialismo”.
MBEMBE, Achille. On the postcolony. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 2001.
SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
Especialista convidado: Profa Dra. Fabiana B. Carelli.
Aula 6: 27/09/2012
Breve panorama histórico da literatura infantil do ocidente 21-09
COELHO, Nelly Novaes – Panorama histórico da Literatura Infantil – Juvenil. São Paulo, Ática, 1991.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia Letras, 1990. CANDIDO, Antonio. Literatura e vida social. in: Literatura e Sociedade.
PROPP, W. Morfologia do conto maravilhoso. São Paulo, Martins Fontes. 1997.
________. Raízes históricas do conto maravilhoso. São Paulo, Martins Fontes. 1997
1º Seminário
Da oralitura à literatura - Brasil, Portugal, África de Língua Portuguesa.
Contos populares de Angola (Héli Chateain) - Contos populares de Moçambique – Contos tradicionais portugueses (Teófilo Braga) / Contos populares no Brasil – (Câmara Cascudo)
Referências bibliográficas:
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CARELLI, Fabiana Buitor. Ruína e construção: oralidade e escritura em João Guimarães Rosa e José Luandino Vieira. Tese de doutoramento. São Paulo: FFLCH/USP, 2003.
ONG, W. Oralidade e Cultura escrita. São Paulo. Papirus.
ZUMTHOR, P. A letra e a voz.
AULA 7 – 04/10/2012
A formação da Literatura para crianças e jovens em África de Língua Portuguesa Breve quadro: Angola / Moçambique/ Cabo Verde
Aula 8 - 18/10/2012
Literatura afro-brasileira
1. Palestra: autora convidada: Heloisa Pires de Lima
Aula 9 – 25/10/2012
Relações étnico-raciais na literatura infantil e juvenil.
2º Seminário relações étnico-raciais na literatura infantil e juvenil e a formação do leitor literário
3º Seminário: A diversidade cultural e a formação do leitor literário.
Aula10 - 08/11/2012
Possíveis Diálogos: 1.- Filme – Na cidade vazia / Aventura de Ngunga 25-10
Intertextualidade - Utopia e distopia
Referências bibliográficas
BAKHTIN, Mickail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 7.ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. 2 vols. “Introdução” e “Um instrumento de descoberta e interpretação”.
MATA, Inocência. Narrando a nação: da retórica anticolonial à escrita da história. In: Lendo Angola.Porto: Edições Afrontamento, 2008.
LEÃO, Leão Vaz (org.) Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Puc /Minas. 2003.
AULA 11 -29/11/2012
Contatos e ressonâncias Distopia e a língua de brincar
Referencias Bibliográficas
MATA, Inocência. Narrando a nação: da retórica anticolonial à escrita da história. In: Lendo Angola.Porto: Edições Afrontamento, 2008.
LEÃO, Leão Vaz (org.) Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Puc /Minas. 2003.
AULA 12 – 06/12/2012
- Devolutiva dos trabalhos realizados, orientação sobre a monografia.
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